Folha de S. Paulo


Justiça paulista garante abertura do bar Mercearia São Pedro

A Prefeitura de São Paulo informou nesta quinta-feira (24) que o bar Mercearia São Pedro, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, está funcionando com base em uma autorização da Justiça.

O local foi fechado administrativamente no dia 18 pelo Psiu (Programa de Silêncio Urbano) por causa de barulho. O bar, porém, continuou funcionando, como mostrou a Folha ontem.

Agora, com a decisão da Justiça, os agentes municipais ficam proibidos de fechar o local novamente.

A prefeitura vem aplicando multas por barulho e pela violação da lei que impede estabelecimentos de ficarem abertos após a 1h no local desde 2007. Antes da decisão, a administração municipal ameaçava emparedar o local.

Fundada em 1968, a mercearia é ponto de encontro de boêmios e artistas da capital. Quem buscar os termos "Mercearia São Pedro" no blog de Xico Sá, escritor e colunista da Folha, encontra 120 menções ao estabelecimento.

O escritor Ronaldo Bressane (de "Mnemomáquina ") já escreveu um perfil do lugar. "O bar assistiu a um monte de modas boêmias desfilarem e continua exatamente igual, quiçá com os mesmos amendoins e grãos-de-bico de 40 anos atrás", escreveu Bressane para a Serafina de maio de 2009.


Endereço da página:

Links no texto: