Folha de S. Paulo


Mais um detento é encontrado morto no presídio de Pedrinhas, no MA

Mais um detento foi encontrado morto no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA). Foi a oitava morte confirmada desde o início deste ano em presídios do Maranhão.

João Altair Oliveira foi encontrado na tarde deste sábado (12) e apresentava perfurações pelo corpo. Com o caso, o número de mortos na unidade, que é a maior do Estado, sobe para 65 desde 2013.

A informações foram confirmadas para a Folha pela funerária que atendeu o caso. Segundo a empresa, o corpo foi liberado pelo IML e será encaminhado para a família ainda neste domingo (13).

A Secretaria da Justiça e Administração Penitenciária foi procurada por e-mail e por telefone, mas não respondeu à reportagem. A Folha tenta falar com a pasta desde ontem à noite.

CRISE

O sistema prisional do Maranhão está superlotado. De acordo com dados do Ministério da Justiça, há quase dois presos por vaga disponível no Estado.

Desde o ano passado, o complexo de Pedrinhas vive uma grande crise, que se espalhou inclusive pela capital, São Luís. Entre os 65 presos mortos no sistema prisional, houve casos de detentos esquartejados e até decapitados.

Em janeiro, vários ataques a delegacias e ônibus foram feitos na região metropolitana. Num deles, um ônibus incendiado, a menina Ana Clara Sousa, 6, acabou morta. O governo do Maranhão diz que os ataques foram ordenados por facções criminosas de Pedrinhas.

A crise em Pedrinhas foi denunciada à OEA (Organização dos Estados Americanos).


Endereço da página: