Folha de S. Paulo


Funcionários da Fundação Casa entram em greve em SP

Trabalhadores da Fundação Casa – antiga Febem – entraram em greve nesta quinta-feira (10). Segundo sindicato da categoria, a paralisação atinge todas as 148 unidades do Estado de São Paulo.

Cerca de 30% dos trabalhadores, de acordo com números divulgados pela entidade que representa os trabalhadores, estão paralisados. No total, cerca de 13.800 funcionários trabalham na ressocialização de mais de 9.600 adolescentes.

De acordo com o sindicato, os agentes não estão recebendo menores nas unidades e somente serviços básicos – alimentação e serviços de higiene – estão sendo feitos.

Esta semana o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que 70% dos funcionários de cada um dos centros permaneçam em atividade para não prejudicar o serviço prestado. Caso haja descumprimento da decisão, será aplicada multa diária de R$ 100 mil ao sindicato.

REIVINDICAÇÕES

As principais reivindicações dos trabalhadores são: piso salarial, reajuste real de 53,63%, reposição de perdas, isonomia do plano de cargos e salários e segurança nos locais de trabalho.

A Fundação Casa propôs reajuste salarial de 3,97%, aumento no vale refeição e vale alimentação, além da criação de uma agenda mensal permanente de negociações sobre as questões de segurança e modelo socioeducativo.

De acordo com o sindicato da categoria categoria rejeitou. Uma reunião de conciliação está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (13) no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª região em São Paulo. O encontro será às 13h.


Endereço da página: