Folha de S. Paulo


Ipea erra e 26%, e não 65%, acham que roupa justifica ataque a mulher

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), do governo federal, divulgou nesta sexta-feira uma nota reconhecendo que houve erro na divulgação que chocou o país ao dizer que a maioria dos brasileiros (65,1%) apoia ataques a mulheres que mostram o corpo.

Segundo o Ipea, por uma troca nos gráficos da pesquisa divulgada, o resultado divulgado está errado. Os percentuais corretos são: 26% concordam, total ou parcialmente, com a afirmação "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas"; e 70% discordam, total ou parcialmente. Outros 3,4% se dizem neutros.

O diretor da área social do Ipea, Rafael Guerreiro Osorio, pediu a sua exoneração assim que o erro foi detectado.

Reprodução/Ipea.gov.br

A pesquisa, com os dados errados, gerou enorme repercussão e uma campanha em redes sociais com o lema #eunãomereçoserestuprada. A onda de indignação teve apoio até da presidente Dilma Rousseff (PT).

O erro, classificado como "relevante" pelo Ipea, ocorreu devido à troca de resultados com outra pergunta. A questão perguntava aos entrevistados se eles concordavam com a afirmação de que "mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar". Neste caso, 65,1% concordavam, segundo a errata divulgada pelo órgão (na primeira divulgação, esse percentual era de 26%)

Apesar do erro, de acordo com o instituto, "as conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos". O levantamento ouviu 3.810 pessoas de ambos os sexos entre maio e junho do ano passado.


Endereço da página: