Folha de S. Paulo


Vice-ministra da Holanda diz que São Paulo deve investir mais em ciclovias

A vice-ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda, Wilma Mansveld, fez uma pedalada simbólica em frente ao estádio Pacaembu na manhã desta quinta-feira em São Paulo.

Mansveld visitou a capital paulista para promover as bicicletas como meio de transporte na cidade.

Para ela, a cidade de São Paulo deveria criar mais medidas para incentivar os paulistanos a usarem as bikes. "Eu acho que [São Paulo] deve implantar soluções para dar espaço aos ciclistas nas vias. Assim como há corredores para ônibus, devem haver mais ciclovias para promover esse importante e saudável meio de transporte", afirmou.

Zanone Fraissat/Folhapress
Vice-ministra da Holanda passeia por São Paulo e diz que cidade deve investir mais em ciclovias
Vice-ministra da Holanda passeia por São Paulo e diz que cidade deve investir mais em ciclovias

Durante o passeio de bike, ao lado do embaixador e do cônsul-geral da Holanda, a vice-ministra foi chamada de Xuxa por crianças da escola municipal Prefeito Adhemar de Barros. Após o rolê, eles desceram das bicicletas e emprestaram para as crianças que visitavam o local.

A ministra conta que no seu país de origem as pessoas se sentem bem por poder ir ao trabalho pedalando. "A maioria das pessoas na Holanda tem mais de uma bicicleta, pois lá somos educados desde a infância dessa forma. Além de ser mais saudável, somos respeitados pelos motoristas", diz.

São Paulo tem 120,8 km de ciclofaixas, que são montadas todos os domingos e feriados. Considerando também as ciclovias e ciclorotas, a cidade totaliza 245,3 km de malha cicloviária.

A cidade de Amsterdã, na Holanda, tem 1.500 km de rotas para bicicletas para cerca de 780 mil habitantes; destes, 400 km são ciclovias.


Endereço da página: