Folha de S. Paulo


Base aliada se rebela e derrota PT em briga pela Comissão de Finanças

A base aliada da gestão Fernando Haddad (PT) na Câmara Municipal se rebelou e derrotou o PT na disputa pela Comissão de Finanças, que elabora a versão final do orçamento da cidade.

O vereador Milton Leite (DEM) foi eleito para a presidência, fazendo com que os petistas temam uma reedição do chamado "centrão". Criado em 2005, o bloco multipartidário chegou a reunir 17 parlamentares e deu trabalho ao então prefeito Gilberto Kassab (PSD) na aprovação de projetos.

O candidato petista que saiu derrotado foi Paulo Fiorilo. O partido também não conseguiu a relatoria da comissão, que ficou com Ricardo Nunes (PMDB).

Além do próprio Milton, votaram nele os vereadores Adilson Amadeu (PTB), Ricardo Nunes (PMDB), Abu Anni (PV) e Laércio Benko (PHS) – todos da base aliada do prefeito.

Como represália, Benko, agora vice-presidente da Comissão de Finanças, pode perder cargos indicados por ele no executivo. O chefe de gabinete e outros cinco funcionários da Subprefeitura da Lapa, na zona oeste, são indicação dele.

Na visão dos revoltosos, o PT subestimou Milton Leite e não negociou bem a candidatura de Fiorilo. No entanto, o gesto não chega a representar um rompimento com a gestão Haddad.

A favor do petista, votaram o líder do governo Jair Tatto (PT), David Soares (PSD) e Aurélio Nomura (PSDB), além do próprio Fiorilo.

Antes de Milton Leite, o presidente da comissão era Roberto Tripoli (PV).


Endereço da página: