Folha de S. Paulo


Protesto contra aumento da tarifa tem confrontos em Porto Alegre (RS)

Manifestantes contrários ao aumento da passagem de ônibus entraram em confronto com policiais e guardas municipais em Porto Alegre na noite desta quarta-feira (2).

De acordo com a prefeitura, 350 pessoas participaram do ato, convocado por um grupo que defende o passe livre. Uma proposta de aumento da tarifa de R$ 2,80 para R$ 2,95 está sendo avaliada pelo prefeito José Fortunati (PDT).

A confusão começou por volta das 19h30, na concentração do protesto, em frente à prefeitura. Após objetos serem atirados em agentes que protegiam o prédio, guardas municipais usaram jatos de água para afastar os manifestantes.

Houve depredação e a prefeitura foi pichada. Policiais militares usaram bombas para dispersar os manifestantes.

Com o tumulto, o protesto se espalhou para outros pontos do centro da capital gaúcha, bloqueando diversas ruas. Nas proximidades de um terminal, a polícia voltou a tentar dispersar o ato.

Os manifestantes se dividiram em grupos menores pelo centro. A cavalaria e a Tropa de Choque foram deslocadas para a praça onde ficam a sede do governo estadual e a Assembleia Legislativa.

Neste ano, a capital gaúcha já teve outros protestos com confusão. Em março, uma audiência pública que debateria a licitação do sistema de ônibus foi encerrada depois que rojões foram soltados dentro do ginásio que sediava o encontro.


Endereço da página: