Folha de S. Paulo


'Isso aqui é uma guerrilha', diz mãe de adolescente morto na Maré

A mãe de Vinícius Guimarães,15, Roseane Guimarães, 31, acusou traficantes da facção criminosa Comando Vermelho pela morte do filho, atingido neste domingo (30) por um tiro durante confronto entre jovens das favelas Nova Holanda e Baixa do Sapateiro, ambas no Complexo da Maré, e lamentou a falta de segurança.

O conflito aconteceu à tarde, horas depois de o complexo ser ocupado por forças de segurança do Estado.

"Isto aqui é uma guerrilha. Onde os policiais estavam que não viram essa briga? Os traficantes da Nova Holanda vieram chamando meu filho para a briga arremessando pedras. Um deles, conhecido como Caveirinha, veio armado para atirar no meu filho", conta Roseane, que mora com outros três filhos na favela Vila do Pinheiro.

O local é próximo à Baixa do Sapateiro, uma das 15 favelas do Complexo da Maré. Baixa do Sapateiro e Vila do Pinheiro são dominadas pela facção Terceiro Comando, rival do Comando Vermelho.

Roseane disse que Vinícius não tinha nenhum envolvimento com o tráfico de drogas ou com qualquer outra prática criminosa.

"Na cabeça do adolescente essa coisa de quem comanda é muito forte, eles acreditam neste poder paralelo e se sentem protegidos de certa forma", disse, afirmando que, por isso, o filho participava do confronto.

Sobre a ocupação do Complexo da Maré, Roseane se diz decepcionada com a falta de segurança no local, que ela chama de "Faixa de Gaza". "Logo hoje, dia em que tantos agentes circularam por aqui, não havia forças policiais nesta área onde sempre houve confronto entre jovens."


Endereço da página: