Folha de S. Paulo


Avião da Avianca faz pouso de emergência em Brasília

Um Fokker-100 da Avianca fez um pouso de emergência pouco antes das 18h desta sexta-feira no aeroporto de Brasília. O voo O6 6393 havia saído de Petrolina (PE).

O trem de pouso dianteiro não funcionou e aeronave teve que aterrissar de nariz (com o tem de pouso auxiliar recolhido). Os passageiros foram retirados do avião por escorregadeiras infláveis acionadas de dentro do avião. Não houve feridos, segundo a Inframérica, concessionária que administra o aeroporto de Brasília.

A equipe do Corpo de Bombeiros do aeroporto jogou espuma sobre a pista, para evitar atrito da fuselagem durante a aterrissagem –o que poderia provocar incêndio.

O avião tinha 44 passageiros e cinco tripulantes a bordo. O Fokker-100 foi rebatizado pela Avianca de MK-28 em razão da má fama do avião no Brasil, envolvido, por exemplo, em um acidente da TAM no aeroporto de Congonhas em 1996, quando a aeronave caiu logo depois de decolar.

Uma das duas pistas do aeroporto precisou ser fechada. Até o momento, não há registros de atrasos de voos por causa da interdição da pista. No entanto, a Inframérica ainda não tem previsão de quando ela deverá ser liberada.

Folhapress
Avião da Avianca faz pouso forçado no aeroporto de Brasília; trem de pouso dianteiro não abriu
Avião da Avianca faz pouso forçado no aeroporto de Brasília; trem de pouso dianteiro não abriu

Segundo a assessoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira), o piloto do avião comunicou a torre de controle do aeroporto por volta das 17h05 e conseguiu pousar por volta das 17h55. No intervalo de tempo, o avião sobrevoou a cidade para queimar combustível e minimizar as chances de uma explosão.

A FAB considera que, diante da emergência, o pouso foi muito bem sucedido. Ao pousar, o avião tocou o solo primeiro com as rodas traseiras, localizadas ao lado das asas. Como não conseguiu acionar o trem de pouso dianteiro, a aeronave imbicou para frente.

A FAB informou ainda que uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já está no local para conduzir as investigações sobre os fatores que contribuíram para o pouso forçado.

O órgão deverá produzir um relatório sobre o caso, mas ainda não há prazo para a sua conclusão. Mesmo que ficar comprovado alguma irregularidade, a Aeronáutica não poderá fazer nenhum tipo de sanção à Avianca, segundo informou a assessoria de imprensa da FAB.

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, tuitou no início da noite sobre o incidente. Em um primeiro momento, ele afirmou que o pouso foi "mal sucedido (de barriga) com uma pane hidráulica".

Minutos depois, o ministro apagou o tuite e o substituiu por outro que informa apenas que o pouso foi "de barriga". Ele pediu compreensão a todos pois "alguns vôos poderão atrasar", já que a pista está interditada.

A Avianca disse, em nota, que do pouso ocorrer de "forma segura". "Todos os passageiros foram desembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal de passageiros. Após o desembarque, alguns passageiros optaram por seguir em suas conexões. Durante toda a ocorrência, priorizamos a assistência aos passageiros."


Endereço da página: