Folha de S. Paulo


Para 65%, mulher que mostra o corpo merece ser atacada, diz pesquisa

Apesar de concordar majoritariamente (91,4%) com a afirmação de que "homem que bate na esposa tem que ir para a cadeia", 65% dos brasileiros concordam que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

É o que aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), feita a partir da entrevista de 3.810 pessoas de ambos os sexos entre maio e junho do ano passado.

A pesquisa trouxe ainda outro dado surpreendente: 58,5% dos entrevistados concordaram que, "se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros".

Entre as afirmações apresentadas aos entrevistados, está a de que "o que acontece com o casal em casa não interessa aos outros", que teve a concordância total de 58,4% e concordância parcial de 23,5%; a de que e a de que "a mulher que apanha em casa deve ficar quieta para não prejudicar os filhos", com concordância de apenas 15,5%.

"Os principais resultados aqui apresentados indicam uma ambiguidade nos discursos. O primado do homem sobre a mulher ainda é bastante aceito pela população, mas a violência física não é tolerada", afirma a conclusão do estudo. "No entanto, no que toca à violência sexual, a maioria das pessoas continua a considerar as próprias mulheres responsáveis, seja por usarem roupas provocantes, seja por não se comportarem 'adequadamente'", conclui a pesquisa.

Um outro estudo também divulgado pelo Ipea estima que haja anualmente 527 mil tentativas ou casos de estupros no país, dos quais somente 10% são reportados à polícia.


Endereço da página: