Folha de S. Paulo


Tentativa de fuga termina em motim em Fundação Casa na Grande SP

Uma tentativa de fuga terminou em motim na unidade da Fundação Casa (antiga Febem) no bairro Batistini, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por volta das 20h30 de quarta-feira (26). Cinco funcionários foram mantidos reféns.

Segundo a Fundação Casa, quatro adolescentes iniciaram o motim e fizeram cinco funcionários reféns no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de São Bernardo I, após uma tentativa frustrada de fuga. Na confusão, um interno conseguiu fugir.

O motim foi controlado após uma breve negociação da superintendência de segurança da instituição com os internos. Os reféns foram liberados sem ferimentos, de acordo com a Fundação Casa.

As circunstâncias da ação de fuga e o motim serão investigadas pela corregedoria da Fundação Casa.

A unidade da Fundação Casa São Bernardo I tem capacidade para 64 adolescentes em internação e não estava superlotada, de acordo com a instituição.

OUTRO CASO

Ao menos 36 internos das unidades Nova Vida e Paulista da Fundação Casa (antiga Febem),na Vila Maria, zona norte de São Paulo, fugiram no dia 14 de março. Outros adolescentes, que não conseguiram deixar as unidades, deram início a um motim e mantiveram funcionários reféns.

Segundo a instituição, os adolescentes conseguiram fugir escalando os muros das unidades. Dos fugitivos, 8 foram capturados na região. No total, somam-se 120 internos nas duas unidades.

Dos funcionários mantidos reféns, um teve um ferimento na cabeça e outros seis tiveram lesões leves. Eles foram atendidos em hospitais da região.

Dois internos precisaram de atendimento médico e foram encaminhados a unidades de saúde.


Endereço da página: