Folha de S. Paulo


Sem-teto fazem protesto em frente à Prefeitura de SP

Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) fazem um protesto na tarde desta quinta-feira em frente à Prefeitura de São Paulo.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o grupo bloqueava totalmente o viaduto do Chá e a rua Líbero Badaró por volta das 13h30. A empresa recomenda aos motoristas que evitem a região central.

Os sem-teto saíram em passeata da praça da República e passaram pela avenida São Luís e pela rua Xavier de Toledo.

Segundo o movimento, o motivo do protesto é cobrar da gestão Fernando Haddad (PT) compromissos assumidos com moradores de ocupações.

Eles pedem, por exemplo, a revogação de um decreto que destina a área da ocupação Nova Palestina, na zona sul, para a construção de um parque municipal. De acordo com o movimento, a revogação foi prometida por Haddad em janeiro.

Eles também pedem audiência com o prefeito para cobrar a suspensão de ações de despejo em ocupações e mais velocidade na entrega de moradias populares.

A prefeitura informou, em nota, que "mantém o canal de diálogo aberto e permanente com o movimento" e que uma comissão de manifestantes foi atendida pela administração.

Segundo a prefeitura, "os pleitos foram apresentados e os encaminhamentos serão estudados para reunião agendada para a próxima semana"

Pela manhã, Haddad afirmou que a questão da Nova Palestina será definida pela Câmara.

"Eu queria que a última palavra fosse da Câmara porque quem tem que marcar aquilo como Zeis [Zona Especial de Interesse Social] não é o Executivo, é o Legislativo. O que eu já disse para eles é que temos um acordo. Se a Câmara demarcar aquilo como Zeis nós vamos revogar o decreto", disse.


Endereço da página:

Links no texto: