Folha de S. Paulo


Após 2 semanas com falhas, emissão de passaportes é normalizada em SP

A Polícia Federal informou que o sistema de emissão de passaportes no Estado de São Paulo foi normalizado nesta segunda-feira (17), após passar vários dias apresentando problemas.

Inicialmente, a assessoria de imprensa da Polícia Federal havia divulgado que os problemas só começaram na segunda-feira (10). Hoje, o órgão informou que desde 28 de fevereiro o sistema de emissão do documento vinha apresentando lentidão ou interrupção por tempo indeterminado.

Os problemas se deveram a falhas nos links de dados que interligam a Polícia Federal paulista aos servidores centrais, localizados em Brasília. As falhas já foram solucionadas, segundo a PF.

Quem fez o agendamento entre 28 de fevereiro e a última sexta-feira (14) e não conseguiu emitir o documento, não precisará marcar uma nova data, segundo a PF. Pessoas nessa situação podem retornar ao posto escolhido, com o protocolo referente à data solicitada, até o dia 4 de abril.

O serviço de emissão de passaportes funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h10 às 17h. A retirada de passaportes emitidos também foi normalizada e independe de agendamento, de acordo com a PF.

FALHA

O problema estaria na interconexão entre as prestadoras Oi (provedora da conexão em Brasília) e Vivo/Telefônica (provedora da conexão em São Paulo). De acordo com PF, no contrato com as companhias há a previsão de sanções pelas falhas técnicas, que serão aplicadas.

Procuradas na quinta-feira, a assessoria da Vivo disse que "não detectou nenhuma anormalidade no trecho de rede sob sua responsabilidade", e acrescentou que os serviços voltaram no início da tarde de quinta-feira. Já a assessoria da Oi disse que a falha ocorrida em um equipamento de rede foi resolvida no início da manhã daquele dia.


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