Folha de S. Paulo


Bope volta a ocupar complexo do Alemão após morte de PM no Rio

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) voltaram a ocupar, neste sábado, os Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, pela primeira vez desde a instalação das UPPs na região, em 2011.

A presença do Bope na região é por tempo indeterminado, segundo o coordenador das UPPs, coronel Frederico Caldas. Além de reforçar o policiamento, o batalhão teria mais condições de combater traficantes armados e, por isso, vai treinar policiais das unidades pacificadoras da Penha e do Alemão.

O policiamento na região foi reforçado com mais 100 homens, que vão atuar UPPs dos Complexos Alemão e Penha. Na tarde deste sábado, eles fizeram uma operação de reconhecimento em alguns pontos do Alemão, em conjunto com mais 30 homens do Bope que vão ocupar a área. A ação integra o primeiro dia de treinamento do Bope à agentes que trabalham nas UPPs do Rio. Não houve registro de incidentes até agora.

Essas medidas ocorrem após a morte de mais um policial em área pacificada. O subcomandante da UPP Vila Cruzeiro, Leidson Acácio Alves Silva, 27, foi morto com um tiro na cabeça quando patrulhava a favela com outros nove policiais. Essa foi a 11ª morte de policial desde a implantação do projeto das UPPs.

O secretário José Mariano Beltrame (Segurança) recebeu nesta semana cinco documentos informando sobre planos de ataque do Comando Vermelho contra policiais, UPPs, delegacias e batalhões. Dois deles eram denúncias de atentados contra um delegado e contra um policial da UPP do morro do Alemão.

Kátia Carvalho/Folhapress
Policiais do Bope voltam a ocupar o Alemão e a Penha e darão treinamento a policiais de UPPs
Policiais do Bope voltam a ocupar o Alemão e a Penha e darão treinamento a policiais de UPPs

OUTROS CASOS

Na manhã deste sábado, mais um policial de UPP foi morto. O soldado Leonardo do Nascimento, lotado na UPP Rocinha, foi baleado durante uma tentativa de assalto em Cordovil, na zona norte do Rio. O PM chegou a ser encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos.

Um outro policial militar, o cabo Alexandre da Costa Pereira, morreu na madrugada de hoje durante uma troca de tiros entre PMs e homens que estavam arrombando caixas eletrônicos em um banco em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias (Baixada Fluminense), segundo informações da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, que investiga o caso.

Durante o tiroteio, dois homens que participavam do crime foram baleados e levados ao hospital, mas não resistiram aos ferimentos e morreram neste sábado. Outros dois foram presos por latrocínio. Outros integrantes do suposto grupo criminoso conseguiu fugir em um carro do local, segundo a polícia. No banco, foram apreendidos botijões de gás e pés de cabra utilizados no crime. Imagens da agência bancária foram solicitadas pela polícia, que já ouviu testemunhas.


Endereço da página: