Folha de S. Paulo


Chuva forte fecha aeroporto e causa alagamentos em São Paulo

As chuvas que atingem parte de São Paulo na tarde desta sexta-feira fecharam o aeroporto de Congonhas (zona sul) por cerca de 30 minutos e provocaram alguns pontos de alagamentos na capital paulista. Por volta das 17h50, parte da cidade continuava em estado de atenção.

Segundo o CGE (Companhia de Engenharia de Tráfego), da prefeitura, continuavam em atenção no horário as zonas sul, oeste e sudeste, além da marginal Pinheiros. Já os alagamentos, eram 10, sendo três intransitáveis. Também havia uma queda de árvore e 44 semáforos com problemas.

O aeroporto de Congonhas ficou fechado para pousos e decolagens das 16h55 até as 17h19, o que fez com que quatro voos fossem alternados. Dois que vinham de Brasília e um de Belo Horizonte foram para o Galeão, no Rio. Um outro que vinha de Curitiba foi para Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

O CGE também registrou granizo em alguns pontos como no Tatuapé (zona leste), Jaguaré (zona norte), na região da rua Augusta (centro) e no Butantã (zona oeste).

O trânsito também estava acima da média por volta das 17h50. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), eram 198 km de lentidão, o que corresponde a 22,8% dos 868 km de vias congestionadas. A média do horário é de 20,5%.

A pior via era a marginal Tietê, com 10,7 km de lentidão na pista expressa, no sentido Castello Branco. As filas se estendiam da ponte da Vila Guilherme até a Velha Fepasa.

A chuva de hoje é resultado de instabilidades formadas pelo calor, da alta umidade e da entrada da brisa marítima. Como as pancadas têm ocorrido todos os dias, o CGE aponta que elevado potencial para transbordamentos de rios e córregos, assim como deslizamento de encostas.

O tempo não deve ter grande alteração nos próximos dias. O sábado vai começar com sol e temperaturas em elevação, mas devem ocorrer novas pancadas de chuvas no período da tarde. O termômetros marcarão entre 20ºC e 31ºC.

Veja onde estão os alagamentos:

Intransitáveis
- estrada do M'Boi Mirim, altura da rua José Barros Magaldi, ambos os sentidos;
- av. Vitor Manzini, altura da av. Washington Luis, sentido bairro;
- av. Santo Amaro, altura da av. Roque Petroni Junior, sentido centro;

Transitáveis
- vd. Dr. Plinio de Queiroz, altura do número 1, sentido bairro;
- rua Eng. Oscar Americano, altura da praça Prof. Americo Moura, sentido centro;
- av. Republica do Líbano, altura da av. Antonio J. de Moura Andrade, sentido ibirapuera;
- av. Alcântara Machado, altura da av. Alvaro Ramos, sentido bairro;
- av. Alcântara Machado, altura da rua Silva Jardim, sentido bairro;
- av. Celso Garcia, altura do número 1.364, sentido bairro;
- av. 23 de Maio, altura do vd. Gal. Euclides de Figueiredo, sentido Santana.


Endereço da página: