Folha de S. Paulo


Isolado por alagamento, Acre recebe 450 toneladas de gás por balsa

Após ficar praticamente isolado do restante do país devido às cheias do rio Madeira, que atingiram a BR-364, o Acre recebeu na manhã deste sábado (8) as primeiras 450 toneladas de gás de cozinha transportadas via fluvial.

A balsa com o gás saiu da cidade de Coari, no Amazonas, e demorou 12 dias para chegar a Rio Branco. A embarcação passou pelos rios Amazonas, Purus e Acre.

De acordo com Jaime Benchimol, presidente da Fogás (principal fornecedora do produto na região Norte), as 450 toneladas serão suficientes para atender o mercado por até dez dias.

Outra embarcação com a mesma quantidade já saiu de Coari, segundo a Fogás. O gás transportado via fluvial suprirá a escassez sensível de botijões em algumas cidades.

Fábio Pontes/Folhapress
Balsas levam 450 toneladas de gás de cozinha até o Acre, isolado por alagamentos
Balsas levam 450 toneladas de gás de cozinha até o Acre, isolado por alagamentos

Esta é a primeira vez que Rio Branco é abastecida com gás por embarcações desde a abertura da BR-364 na década de 1980. A cheia do rio Madeira impede que o transporte seja feito pela rodovia –a pista foi invadida pela água em alguns pontos.

"Estas 450 toneladas são o equivalente a um terço do consumo mensal do Acre. Temos um estoque com segurança e sem necessidade da população correr para comprar mais do que precisa. Tudo leva a crer que nos próximos 20 dias teremos o abastecimento garantido", diz Benchimol.

Segundo o presidente da Fogás, apesar de ocorrer uma alta nos custos de transporte via fluvial, a empresa não repassará este aumento ao consumidor final.

Benchimol afirma ainda que o gás continuará a ser transportado por balsas até que a rodovia seja completamente liberada.

ISOLAMENTO

Aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) estão sendo usados para o transporte de alimentos e medicamentos entre Porto Velho (RO) e Rio Branco.

Segundo a Defesa Civil Estadual, 22 voos, com 180 toneladas de alimentos, já foram feitos para assegurar o abastecimento nos mercados.

Com as fortes chuvas, o rio Acre também voltou a subir na última semana. Em Rio Branco, a última medição aponta um nível das águas em 15,16 metros, acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. A previsão da Defesa Civil é que o rio Acre ultrapasse os 16 metros.

Cerca de 1.300 pessoas tiveram que deixar suas casas e irem para um abrigo montado pela prefeitura –algumas delas estão no local há mais de 30 dias.


Endereço da página: