Folha de S. Paulo


Procedimento está mais rígido após fraude em registros, diz Anac

A Anac informou que tornou mais rígidos os procedimentos depois de descobrir a fraude nos registros de habilitação e inglês, em 2009.

Disse ainda que não constatou envolvimento de funcionários próprios; apenas de um estagiário, que se demitiu após usar senhas alheias.

As fraudes, segundo a Anac, eram na aviação geral -responsável pela maior parte dos acidentes aéreos.

Não há registro de fraude para pilotar aeronaves de aviação comercial, como TAM e Gol -embora tenha havido outras irregularidades com profissionais delas.

A Folha não conseguiu falar com Alexandre Demarco e Alexandre de Oliveira Jr..

O copiloto hoje na Gol cujo teste de conhecimento de inglês foi irregularmente alterado não era funcionário da empresa em 2009, diz a Anac.

A Gol informa que conduz seus próprios testes de conhecimento em inglês, que são reconhecidos pela Anac.

A Azul diz apurar o caso do copiloto da Trip que teve nível de inglês alterado.

A TAM diz que seus pilotos são habilitados para os aviões que comandam. O piloto da TAM investigado pela Anac teve habilitação alterada para aviões de menor porte, que a empresa não tem.


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