Folha de S. Paulo


Casal de Bragança Paulista é multado em R$ 36 mil por maus-tratos a animais

A Prefeitura de Bragança Paulista multou em R$ 36 mil um casal de idosos que mantinha mais de cem animais em uma propriedade rural. Segundo a prefeitura, foi constatada situação de maus-tratos.

O valor da multa é equivalente ao número de animais constatados em condições inadequadas.

Durante a ação, na última segunda-feira, foram apreendidos 40 cães e 18 gatos. No dia anterior, a prefeitura já havia recolhido no mesmo local 34 cães e seis tartarugas.

De acordo com fiscais, há um mês, o casal é orientado como tratar dos animais, mas durante o período a idosa adoeceu e o seu marido não teve condições de continuar com os cuidados. Ele mesmo teria acionado a prefeitura. O casal tem vinte dias para recorrer da multa.

Veterinários da administração municipal verificaram a presença de pulgas e sarna nos cães e gatos. Há ainda a suspeita de que os animais não tivessem alimentação devida.

Divulgação/Prefeitura de Bragança Paulista
Cães viviam em situação de maus tratos em sítio de Bragança Paulista
Cães e gatos viviam com doenças contagiosas, sem higiene e espaço em sítio de Bragança Paulista

"Muitos deles apresentavam doenças contagiosas, mau acondicionamento, falta de higiene. O local é extremamente precário, e não comporta um número alto de animais", diz Francisco Chen de Araújo Braga, secretário de Meio Ambiente de Bragança Paulista.

A prefeitura pede auxílio de voluntários dispostos a adotarem os cães do Canil Municipal para que estas vagas sejam ocupadas pelos animais apreendidos nesta semana.

Informações sobre a campanha de adoção podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 1.307, pelo telefone 4034-6780


Endereço da página: