Folha de S. Paulo


Praia da Tartaruga, em Búzios, será liberada nesta quarta-feira

Interditada desde sexta-feira (21), um dia depois de banhistas passarem mal, a praia da Tartaruga, em Búzios, na região dos Lagos, será liberada nesta quarta. Quem confirma a informação é o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, com base no laudo do exame divulgado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Por meio de nota, o Inea afirma que amostra coletada no local mostrou que a água tinha elevada concentração de ferro, cobre e zinco, mas não havia a presença de coliformes fecais. Diante do resultado da análise, o secretário estadual do Ambiente, Índio da Costa, anuncia que a praia voltou às condições normais de balneabilidade e, por isso, já pode ser liberada ao banho.

Búzios terá um plano de contingência para acidentes ambientais. A decisão foi tomada segunda (24), após reunião entre o secretário estadual do Ambiente, o prefeito de Búzios, André Granado (PSC), e a presidente do Inea, Isaura Fraga, na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, no Rio.

"Quero oferecer um serviço de qualidade, mas também rápido na ação para identificar a origem do problema e dar uma solução eficaz" , disse Índio da Costa.

Na semana passada, crianças e adultos sofreram com irritação nos olhos e na pele, dificuldade para respirar e até sangramentos no nariz depois de tomarem banho de mar na praia da Tartaruga, uma das mais visitadas de Búzios.

Uma substância ainda não identificada contaminou a praia, e 34 pessoas foram atendidas no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé. A contaminação afetou aqueles que foram à praia da tarde entre quinta-feira o final da manhã de sexta.

Dos afetados, cinco que apresentaram sintomas de conjuntivite mais profunda foram encaminhados para uma unidade hospitalar de Araruama, município próximo, para serem atendidas por especialistas na área. Todos tiveram alta médica.

Segundo técnicos da secretaria, uma substância laranja e de aparência oleosa foi encontrada em uma das pedras da praia. Ela teria as mesmas característica de um produto usado para a limpeza de banheiros químicos e poderia ter vazado de navios de cruzeiro que estiveram atracados na praia.


Endereço da página: