Folha de S. Paulo


Coordenador-geral das UPPs fica ferido após confronto na Rocinha

Após tiroteio entre traficantes que assustou moradores na Favela da Rocinha, zona sul do Rio, na madrugada deste domingo (16), o coronel Frederico Caldas se feriu em uma queda. Segundo a PM, ele e a comandante Pricilla Azevedo –que também se feriu, no pulso– realizavam uma incursão na localidade conhecida como Macega por volta das 11h.

Caldas é coordenador-geral das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e, de acordo com a corporação, foi atendido no Hospital Central da PM.

Dois homens foram baleados na troca de tiros que começou às 3h30 na Rua do Valão. O túnel Zuzu Angel foi fechado por quase três horas nos dois sentidos. Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Tropa de Choque realizam operação na comunidade desde 5h. São cerca de 150 homens no reforço do policiamento, que conta ainda com agentes de outras UPPs e do 23º BPM (Leblon).

De acordo com a assessoria de imprensa da UPP, os traficantes atacaram, simultaneamente, várias pontos das UPPs na Rua Dois, Largo do Boiadeiro, Rua Um e entrada da Roupa Suja.

Um carro da PM e transformadores foram atingidos por disparos, deixando a comunidade sem luz. A Light informa que só conseguiu acesso à comunidade às 10h e que, por isso, ainda trabalha para normalizar o fornecimento de energia nos pontos afetados.

Os dois baleados foram levados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Rocinha e depois transferidos para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, zona sul. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Saúde, um dos baleados, sem gravidade, permanece em observação. Já o outro está internado em estado grave. Ele foi atingido na cabeça e passou por uma neurocirurgia. Os nomes dos feridos não foram divulgados até o momento.


Endereço da página: