Folha de S. Paulo


Secretário de Cotia é preso após confusão com duas mulheres em motel

O secretário de Turismo de Cotia, José Júlio Tibúrcio Rezende, 56, foi detido na manhã de quarta-feira (12) sob suspeita de agredir duas mulheres em um motel na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), ele resistiu à prisão e tentou subornar policiais militares.

A reportagem não conseguiu contatar Rezende, que também é conhecido como Tagarela, até a tarde desta quinta-feira. A Polícia Civil não informou o nome do advogado dele, ou se o suspeito tem defesa constituída.

Segundo informações da SSP, policiais militares foram chamados no motel por volta das 4h50 de ontem. Encontraram o secretário do lado de fora de um quarto, querendo entrar, mas a porta estava trancada. No recinto, estavam a namorada dele, de 34 anos, e uma garota de programa, de 25, ambas com sinais de agressão.

De acordo com o boletim de ocorrência, a prostituta havia sido contratada pelo casal para ir com eles ao motel. Entretanto, o secretário teria ficado com ciúmes e atacado as duas, que o trancaram para fora do quarto.

Não foi especificado o tipo de agressão que as vítimas sofreram nem em quais regiões do corpo. Mas, segundo a polícia, não foram de natureza sexual. No quarto, foram encontradas latas de cerveja e resquícios de vinho.

Os PMs elaboraram um boletim de ocorrência e pediram que o secretário assinasse. Entretanto, Rezende escreveu "Não F...", em letras grandes, no documento –não ficou claro se ele grafou a expressão dessa forma ou se a polícia abreviou a segunda palavra no registro do caso.

Ainda segundo os policiais, o secretário dizia a todo momento que conhecia pessoas influentes e que o caso não daria em nada. Rezende ainda tirou R$ 477 da carteira e ofereceu aos policiais militares como suborno. Segundo a SSP, os PMs deram voz de prisão em Rezende.

Ele porém, tentou impedir que os policiais o algemassem, sendo necessário o uso da "força física" para isso, segundo a polícia. Antes de chegar à delegacia, Rezende teria ainda atirado as notas de dinheiro no carro dos policiais militares.

O caso foi registrado no 34º DP (Vila Sônia) como corrupção ativa, resistência, desobediência, desacato e lesão corporal. A polícia informou que ele havia sido levado na tarde de ontem para para a carceragem do 91ºDP (Ceagesp).

A Prefeitura de Cotia informou nesta quinta que o secretário foi afastado do cargo. Disse também que "aguarda posicionamento da consultoria de assuntos jurídicos para elucidação dos fatos".


Endereço da página: