Folha de S. Paulo


Chuvas perdem força e SP deixa estado de atenção para alagamentos

As chuvas que atingiam bairros das zonas norte e oeste de São Paulo, na noite deste domingo (9), perderam força. Com isso, as regiões deixaram o estado de atenção para alagamentos por volta das 20h20, uma hora após o decreto do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

No horário, imagens do radar meteorológico do instituto registravam apenas a ocorrência de garoa nas mesmas áreas. A previsão é que a chuva ainda pode atingir outras áreas da capital, mas sem tanta força.

Segundo os meteorologistas do GCE, a segunda-feira (09) vai amanhecer quente e ensolarada na capital paulista. A temperatura deve variar entre 23ºC a 35ºC. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% —mínimo recomendado para a prática de esportes.

A previsão para amanhã é que o fim da tarde tenha um aumento da nebulosidade por causa da chegada de uma brisa vinda do oceano. Há poucas chances de chover forte.

RACIONAMENTO

O reservatório de água do Sistema Cantareira, o principal fornecedor de água para a Grande São Paulo, registra 19,8% de sua capacidade total neste domingo (9). O forte calor colabora para que a situação do reservatório seja ainda mais crítica. Esse é o menor nível em 39 anos de operação.

A Sabesp, responsável pelo abastecimento na região, evita falar em racionamento e diz que a saída é buscar alternativas e economizar. Cerca de 1,6 milhão de habitantes da zona leste de São Paulo, em bairros como São Miguel Paulista, Vila Carrão e Itaim Paulista, estão sendo abastecidos pela bacia do Alto do Tietê.


Endereço da página: