Folha de S. Paulo


Baixa umidade do ar coloca toda cidade de São Paulo em atenção

Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na tarde desta sexta-feira por conta da baixa umidade do ar. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, a umidade era de 29% por volta das 16h40.

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. O deserto do Saara registra em média umidades entre os 10% e 15%.

No último sábado (1º), a umidade do ar chegou a 24% na capital paulista, igualando o menor índice já registrado na cidade, em 22 de fevereiro de 1982, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

O tempo não muda muito e segue com predomínio de sol e muito calor na Grande São Paulo no fim de semana. No sábado (8), as temperaturas ficarão entre os 23ºC e os 35ºC, e a umidade voltará a ficar em torno dos 30%. Já no domingo, a temperatura pode subir um pouco mais, podendo chegar a 36ºC.


Endereço da página: