Folha de S. Paulo


Com 40,5ºC, Porto Alegre tem o dia mais quente em 71 anos

A cidade de Porto Alegre registrou nesta quinta-feira o dia mais quente dos últimos 71 anos. Segundo estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas chegaram a 40,5ºC na tarde de hoje, ficando atrás apenas dos 40,7ºC registrados em janeiro de 1943.

Apesar dos dados do instituto, as estações da prefeitura registraram temperaturas ainda maiores. Na estação da av. Sertório (zona norte) foram registrados 42,6ºC; no Menino de Deus as temperaturas chegaram a 41ºC; e em Lomba do Pinheiro, elas atingiram 40,7ºC.

O calor dos últimos dias é resultado de uma massa de ar quente que está sobre a região e impede a aproximação de frentes frias. Segundo a meteorologia, uma frente fria está estacionada no Uruguai e não consegue avançar pelo território brasileiro.

A prefeitura aponta que o calor deve continuar e as temperaturas poderão até subir na sexta-feira (7) e no final de semana. A partir de sábado (8), no entanto, aumenta a possibilidade de chuvas típicas de verão, fortes e isoladas, principalmente no período da tarde.


Endereço da página: