Folha de S. Paulo


Secretaria pode expulsar PM por atropelar manifestante em SP

Um vídeo divulgado pelas redes sociais mostra um policial da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), da Polícia Militar atropelando um manifestante na região da rua do Paim, no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo. O caso teria ocorrido no último sábado, durante uma manifestação contra a Copa do Mundo.

Na imagem é possível ver que o manifestante, que não teve a identidade revelada, estava sozinho e não esboça nenhuma resistência que justifique a ação da polícia. O vídeo foi divulgado pelo perfil "Contra a Copa" do Facebook.

Reprodução/Facebook
Reprodução do perfil
Reprodução do perfil "Contra a Copa" onde o vídeo foi publicado

"Ação da polícia militar próximo à rua Paim. Eles chutaram, xingaram e quando a manifestante estava conseguindo levantar atropelaram, Ação padrão feita nas favelas todos os dias. Quanto maior a repressão, Maior vai ser a revolta", disse o coletivo na publicação.

Por meio de nota, a secretaria de Segurança Pública "considera grave o episódio". "Um inquérito policial militar já havia sido instaurado pela Corregedoria da Polícia Militar para identificar o PM responsável pelo atropelamento. O policial responderá criminal e administrativamente pelo episódio, podendo ser expulso da corporação", informou a secretaria.

A PM ainda pede que a pessoa atingida pela motocicleta se apresente à Corregedoria, "a fim de ser ouvida e corroborar com as investigações".


Endereço da página:

Links no texto: