Folha de S. Paulo


Vídeo flagra adolescentes tentando furtar bicicletas de aluguel; veja

Dois adolescentes tentaram furtar na noite de sábado uma bicicleta do serviço de empréstimo Bike Sampa, do banco Itaú. Um deles portava o que parecia ser uma pistola.

A tentativa de furto em uma estação de bicicletas no bairro dos Campos Elísios, que ainda não foi inaugurada, durou dez minutos e foi flagrada pela Folha.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Os jovens se aproximam da bicicleta, na rua Vitorino Carmilo, por volta das 23h30 e tentam arrancá-la de seu encaixe. O sistema de segurança libera a bicicleta apenas com a senha obtida por um cadastro no site do programa de empréstimo.

Sem conseguir desprendê-la, um dos menores tenta soltar a roda e o banco da bicicleta, mais uma vez sem sucesso.

Enquanto isso, despreocupado, o outro garoto brinca com o sino da bicicleta e com o que parece ser uma pistola.

Ele chega a parar diante de um carro na rua e volta a observar o colega. A cena ocorre diante de pedestres e moradores da região.

Durante a ação, a Folha tentou acionar a Polícia Militar por quatro vezes, sem ser atendida. As ligações foram transferidas para uma gravação eletrônica que se repetia até que a linha caísse.

Procurada na segunda-feira (27), a PM informou que, no dia, o grande número de chamadas motivadas pelos protestos no centro de São Paulo comprometeu o atendimento de algumas ocorrências.

Na tarde de segunda, a reportagem da Folha flagrou na mesma estação que uma das bicicletas foi alvo de vândalos e estava com o guidão quebrado.

A empresa Serttel, que opera o sistema em parceria com o Itaú Unibanco, declarou que vem encontrando dificuldades em algumas estações na região central da cidade de São Paulo.

Nas últimas semanas, as estações do Glicério, Vai-Vai e Barão do Iguape foram alvo de furtos e atos de vandalismo e o mobiliário foi retirado.

Pelos mesmos motivos, as estações Praça da Sé, Santo Antônio, República, Liberdade, Anhangabaú, Mercado Municipal e São Bento foram temporariamente desativadas.

colaborou FABRÍCIO LOBEL


Endereço da página:

Links no texto: