Folha de S. Paulo


PM de SP diz que rapaz baleado em protesto resistiu à prisão antes de ser atingido

O boletim de ocorrência registrado no 4º DP (Consolação) pelos policiais militares que atiraram contra um rapaz de 22 anos durante o protesto de sábado (25) em São Paulo diz que o jovem resistiu à prisão e agrediu os PMs antes de ser atingido pelos disparos.

Fabrício Proteus Nunes Fonseca Mendonça Chaves foi encontrado ferido a tiros na esquina da rua Sabará com a rua Piauí, rodeado por um grupo de policiais militares. Testemunhas disseram que ouviram três disparos por volta das 22h30 de ontem, porém o boletim de ocorrência afirma que Chaves foi atingido por dois disparos, um no ombro e um na virilha.

Segundo a versão contada pelos PMs, a ocorrência começou na rua Consolação. Chaves estava acompanhado de um amigo quando foi abordado pelos policiais.

Ele, de acordo com o boletim, tentou fugir enquanto seu amigo que teve apenas a idade revelada, 25 anos, permaneceu sob custódia dos policiais.

Após a fuga, Chaves foi contido e os PMs começaram a revistar sua mochila e encontraram um artefato explosivo feito em meia lata de cerveja. No momento em que os PMs revistavam a mochila, o rapaz fugiu novamente e um policial, que tentou conter a nova fuga, sofreu uma torção no braço e precisou ser socorrido.

Outros dois PMs continuaram a perseguição e Chaves chegou até um posto de combustível. Lá, segundo a versão oficial, ele pegou um estilete que estava no bolso da calça e se voltou contra os policiais. Novamente em fuga, Chaves, chegou até a rua Sabará, em Higienópolis, parou e atacou um dos PMs que havia perdido o equilíbrio no desnível da calçada.

Foi neste momento que os policiais atiraram e o jovem caiu. Ele tentou, mais uma vez, fugir, mas parou metros após ser atingido.

O boletim de ocorrência de resistência, lesão corporal e desobediência foi registrado no 4º DP, onde o delegado requisitou exame pericial para o local e para os objetos apreendidos. Um exame residuográfico – que constata pólvora nas mãos –para os PMs também foi solicitado.

No vídeo abaixo é possível ver o rapaz ferido encostado em uma árvore enquanto espera a chegada do socorro. Nas imagens também é possível ver a reação de dois policiais militares que atendiam a ocorrência.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas, antes que chegasse, os policiais levaram o rapaz para hospital da Santa Casa em uma Kombi da PM, o que contraria a regra que recomenda que os policiais aguardem socorro especializado.

A Folha apurou que policiais levaram Chaves à Santa Casa por volta das 22h30 de sábado. Ele foi encaminhado para o centro cirúrgico e operado durante a madrugada.

O rapaz, segundo informações da Santa Casa, continua internado no centro médico. Ele está em coma induzidos e passou, na manhã deste domingo, por uma segunda cirurgia.

Moradores da região disseram que uma equipe da Corregedoria esteve na região durante a madrugada. Pela manhã, foram encontrados no local manchas de sangue e um par de luvas.


Endereço da página:

Links no texto: