Folha de S. Paulo


Chuva deixa ao menos 500 pessoas desabrigadas em Taboão da Serra (SP)

A chuva que atingiu a cidade de Taboão da Serra (Grande São Paulo) entre a tarde e a noite de ontem deixou ao menos 500 pessoas desabrigadas e duas famílias desalojadas. Os números preliminares foram divulgados pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (23).

Dois córregos, Pirajussara e Joaquim Cachoeira, transbordaram e atingiram as residências. O bairro mais atingido é Parque Iracema, onde há ao menos 12 casas interditadas pela Defesa Civil.

Carros também foram arrastados pela força da água por cerca de 2 km, dois deles foram parar dentro do córrego Pirajussara, que divide São Paulo de Taboão. Revoltados os moradores da região colocaram os móveis destruídos pela chuva na rua e atearam fogo, por volta da 1h30. Um carro também foi incendiado.

Segundo o coordenador do órgão no município, Mario Gomes, em 40 minutos de tempestade choveu 104 mm – o normal para um dia comum de verão, segundo ele, é de 30 mm.

"A cima de 50 mm já temos transtornos. A chuva não foi generalizada na cidade teve bairro que mal choveu mas, no Parque Iracema os transtornos foram grandes e ainda estamos contabilizando os prejuízos e as famílias afetadas", disse o coordenador.

De acordo com Mario Gomes, equipes da Defesa Civil e também da Prefeitura de Taboão da Serra fazem a limpeza das ruas da cidade. Uma equipe da secretaria de Assistência Social e Cidadania também faz o cadastramento das pessoas atingidas pela enxurrada.

A chuva não deixou feridos ou mortos, informou a Defesa Civil.

Carros também foram arrastados pela força da água por cerca de 2 km, dois deles foram parar dentro de um córrego que divide São Paulo de Taboão.

Revoltados os moradores colocaram os móveis destruídos pela chuva na rua e atearam fogo, por volta da 1h30. Um carro também foi incendiado. Carros da Polícia Militar observavam a distância o protesto dos moradores.


Endereço da página:

Links no texto: