Folha de S. Paulo


Prefeitura de Ubatuba, em SP, quer ampliar zona azul nas praias

Um plano da Prefeitura de Ubatuba (226 km de São Paulo) para ampliar a cobrança da Zona Azul está gerando polêmica na pequena praia do Tenório, uma das mais frequentadas da cidade e onde atualmente é proibido estacionar.

Ao todo, cerca de 150 vagas para carros devem ser criadas nas quatro ruas da praia, de acordo com o projeto inicial, o custo de R$ 10 por dia.

"[As ruas] Não têm capacidade para isso, nem com reza brava", diz Décio Sagnori, presidente da Associação de Amigos da Praia do Tenório, que questiona o projeto.

Para a associação, a medida deve trazer transtornos ao trânsito, além de impacto ambiental. "Nossa preocupação é por ser uma praia superprocurada. As ruas do Tenório não são apropriadas para veículos. São basicamente para pedestres e ciclistas", diz.

Estreita, a praia tem faixa de areia ao longo de apenas 500 m –o que não a impede de ficar cheia na temporada.

"É impressionante. Em vez de desestimular um pouco [o uso de carro], estão querendo estimular. E a condição para os turistas acaba sendo desumana", afirma Sagnori.

Hoje, é possível estacionar, também por R$10, em um lote administrado pela prefeitura e que fica próximo à entrada da praia –a estimativa da associação é que o espaço tenha cerca de 200 vagas.

No restante da cidade, a Zona Azul abrange 2.500 vagas em cerca de dez praias, segundo a prefeitura. Em Domingas Dias e Promirim, a cobrança começou neste verão.

A prefeitura confirma que o projeto de implantação da Zona Azul no Tenório estava previsto para 16 de janeiro devido a problemas viários no entorno, mas foi adiado após reclamações de alguns veranistas e proprietários.

Hoje, dois estudos estão sendo feitos para avaliar possíveis mudanças viárias na região: um para analisar se será mantida a proibição de estacionamento e outro para checar a viabilidade de criar a Zona Azul.

Além do Tenório, o bairro de Ubatumirim também tem estudos "tanto para a implantação da cobrança da Zona Azul como também para melhorias no sistema de trânsito" devido ao aumento no número de turistas.

Só no último Réveillon, a cidade recebeu 1 milhão de pessoas, de acordo com a prefeitura.


Endereço da página: