Folha de S. Paulo


Chuva causa 13 pontos de alagamento e quedas de árvores em SP

A chuva que atinge parte da cidade de São Paulo desde o início da tarde desta quinta-feira provocava ao menos 13 pontos de alagamento por volta das 16h20. Além disso, havia cinco quedas de árvores atrapalhando o tráfego e 75 semáforos com problemas.

Mais cedo, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, colocou toda a cidade em estado de atenção pelo risco de alagamentos. A última região a deixa esse estado foi a zona sul, por volta das 16h10. A instabilidade que estava centrada em São Paulo já caminha em direção ao litoral.

Os bairros que registraram maior volume de chuva foram a Freguesia do Ó (zona norte), com 68,5 milímetros (mm) e Santo Amaro (zona sul), com 37,8 mm. Já os córregos que receberam maior volume de chuva foram o córrego Mandaqui (47 mm) e o Águas Espraiadas (37,8mm).

Com isso, a cidade ainda tinha, por volta das 16h20, dez pontos de alagamento transitáveis e três intransitáveis. Havia ainda cinco quedas de árvores e de um poste. Entre as ruas bloqueadas pelas árvores estavam a rua Albino Bento, rua do Sossego, estrada do Alvarenga, avenida Rio Branco e rua Ulisseia.

Já o poste caiu na avenida Rio Branco, na região central de São Paulo, e atingiu um Mercedes que passava pelo local.

Já entre os semáforos com problemas havia 46 apagados e 29 com amarelo intermitente. Entre as vias com problema de sinalização estavam a avenida Braz Leme, avenida Rio Branco, avenida Luiz Drumond Villares, rua da Consolação, entre outras.

O avanço de uma frente fria sobre o oceano e áreas de instabilidade sobre o Estado irão provocar chuvas com maiores volumes pelo menos até amanhã (17). O dia deve amanhecer com sol e céu parcialmente nublado. As temperaturas variam entre mínima de 19ºC e máxima de 27ºC.

O CGE aponta que padrão típico de verão muda um pouco a partir do sábado (18). O dia deve ficar com maior quantidade de nuvens e probabilidade de chuva fraca e garoa, principalmente ao amanhecer e no fim da tarde. As temperaturas devem ficar entre os 18ºC e os 28ºC.

Veja onde estão os alagamentos:

Intransitáveis
- rua Barra do Tibaji, altura do Bom Retiro, sentido único;
- rua Casimiro de Abreu, altura da rua Sílvia Teles, sentido único;
- av. Professor Abrão de Moraes, altura da rua Gal. Chagas Santos, sentido Santos;

Transitável
- rua Cel. Antonio de Carvalho, altura da rua Urupiara, sentido único;
- avenida Cruzeiro do Sul, altura da rua João Pacheco, ambos os sentidos;
- avenida Cruzeiro do Sul, altura da rua Manoel Antonio de Almeida, ambos os sentidos;
- avenida Cruzeiro do Sul, altura do número 577, ambos os sentidos;
- praça Miguel Forte, altura da avenida do Estado, sentido centro;
- avenida Sumaré, altura da Marrey Júnior, sentido Sumaré;
- rua Oriente, altura da rua Sílvia Teles, ambos os sentido;
- rua Oriente, altura da rua Miller, ambos os sentidos;
- avenida Prof. Vicente Rao, altura da av. Santo Amaro, sentido Diadema;
- avenida Santo Amaro, altura da rua João Pais, sentido centro.


Endereço da página:

Links no texto: