Folha de S. Paulo


Prefeitura se antecipa e inicia retirada da 'favelinha' da cracolândia

A Prefeitura de São Paulo antecipou para a tarde desta terça-feira (14) o início da retirada da "favelinha" da cracolândia, na região central.

Cerca de 40 barracos foram retirados da calçada da rua Helvétia, entre a alameda Dino Bueno e a rua Cleveland. Os sem-teto deixaram o local pacificamente e estão sendo levados para hotéis do entorno.

A operação estava marcada para amanhã, mas foi antecipada porque, sabendo que seriam removidos, os próprios sem-teto iniciaram o desmonte dos barracos nesta manhã. Por causa disso, a prefeitura enviou equipes das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Segurança Urbana, dando início à retirada.

Também participam da operação a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e a ONG União Social Brasil Gigante –que assinou convênio emergencial com a prefeitura para gerir as ações na cracolândia.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Amanhã, segundo a prefeitura, será desmontado o restante dos barracos localizados nos dois lados da Dino Bueno. Estima-se que a "favelinha" chegou a ter 180 barracos.

O tenente da PM Willian Thomaz, responsável pela área, afirmou que a ação antecipada serviu como um teste para a quarta-feira. Como a remoção de hoje foi pacífica, ele espera que isso seja um indicativo do que ocorrerá amanhã.

De acordo com o projeto da prefeitura, cada usuário deverá desmontar seu próprio barraco, conforme for indicado para uma das 400 vagas em quatro hotéis da região.

O programa municipal prevê ainda o pagamento de R$ 15 por dia aos usuários em troca de quatro horas de trabalho, mais duas horas de requalificação profissional. Poderão participar do programa de trabalho apenas aqueles em tratamento médico.


Endereço da página:

Links no texto: