Folha de S. Paulo


Após pedido, governo manda reforçar atuação da polícia no Morumbi

Após ser cobrado por moradores, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, determinou reforço no policiamento e nas investigações sobre o aumento dos crimes no Morumbi (zona oeste), mesmo bairro onde fica o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

Um ofício foi entregue a Grella pela ex-presidente do Conseg (conselho de segurança) da região, Rosa Richter, no último dia 8 de novembro. O documento relata o aumento dos crimes na região do ano passado para cá.

O crescimento coincide com o fim de uma operação policial no bairro em 2012, quando a PM aumentou as rondas na região.

Após o fim da operação, os crimes cresceram. Morumbi está entre os bairros nobres com alta nos roubos –40% no 89º DP, no Portal do Morumbi.

O bairro de alto padrão é vizinho de favelas como Paraisópolis e Real Parque.

"Estamos na área que é o maior contraste social da América Latina. Tem que haver um olhar especial", disse Rosa.

No último dia 24, o filho dela, de 24 anos, levou 70 pontos na cabeça após ser agredido por assaltantes em assalto ocorrido perto de uma base da PM. Na virada do ano, um condomínio foi alvo de arrastão.

Segundo a secretaria, no mês passado, começou a funcionar o registro de roubos por meio da internet, o que facilitará a coleta de informações das ocorrências. Na área do 89º DP, houve aumento de 49% nas prisões do ano passado para cá, diz o governo.


Endereço da página: