Folha de S. Paulo


MA fala em 'selvageria' e critica divulgação de vídeo de decapitados

O governo do Maranhão classificou nesta terça-feira (7) como "um ato de completa selvageria" as imagens da decapitação de presos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

A gestão de Roseana Sarney (PMDB) também criticou a divulgação do vídeo, veiculado pela Folha.

Penitenciárias federais já receberam 22 detentos do Maranhão
MA deve comandar solução nas prisões, diz ministra dos Direitos Humanos
'Preso transferido volta pior', diz secretário de Justiça do MA

"Divulgar esse tipo de gravação é repudiante, pois só corrobora com uma ação no mínimo criminosa, com apelo sensacionalista e que fere todos os preceitos dos direitos humanos e as leis de proteção ao cidadão e à família [dos detentos mortos], que se vê novamente diante de uma exposição brutal", disse o governo, em posicionamento assinado pela Secretaria Estadual de Comunicação.

Após receber o texto, a reportagem telefonou para a assessoria de comunicação do governo para esclarecer se o repúdio mencionado pela administração se referia aos presos que divulgaram o vídeo feito durante a rebelião de 17 de dezembro passado ou à Folha, que veiculou as imagens nesta terça.

A resposta foi que "o governo está se referindo tanto à Folha quanto a quem compartilhou [as imagens], de uma forma geral".

O governo afirmou ainda que o Serviço da Inteligência da Polícia Civil investiga a origem dos vídeos e os responsáveis por imagens de Pedrinhas distribuídas na internet.

Entre as medidas que a gestão disse ter tomado para devolver a normalidade ao sistema prisional estão o reforço da segurança interna nos presídios da região metropolitana da capital e a criação de uma comissão de investigação.

Segundo o governo, esse grupo foi criado após o Conselho Nacional de Justiça ter denunciado violações de direitos humanos dentro do complexo. "O governo do Maranhão reafirma que sempre agiu em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança."


Endereço da página:

Links no texto: