Folha de S. Paulo


Chuva e queda de barreira causam falta de água no litoral norte de SP

Quatro cidades do litoral norte de São Paulo estão sofrendo com o desabastecimento de água neste domingo. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado), o problema é causado pelas fortes chuvas que atingiram a região entre a noite de sábado e a madrugada de hoje.

A situação mais crítica é a de Ubatuba. Segundo a empresa, a queda de barreira que ocorreu na rodovia Oswaldo Cruz atingiu também o rio Grande, onde é feita a captação de água que abastece a região central do município. Com isso, 40 bairros estão sendo afetados.

Sem água, turista antecipa volta da Baixada Santista, em São Paulo

Em Caraguatatuba, houve paralisação no abastecimento devido à cor e turbidez da água dos rios Guaxinduba e Mococa, que tiveram assoreamento com as chuvas. Ao todo, 30 bairros das regiões norte e central da cidade estão sem água devido ao problema.

Na cidade de São Sebastião, o rompimento de uma adutora ocasionou o desabastecimento de três bairros. Outras áreas da região central também têm problemas pontuais de baixa pressão. Segundo a Sabesp, a alta de consumo impede a recuperação dos reservatórios.

O outro município com problema de abastecimento de água é Ilhabela. A empresa aponta que as temperaturas elevadas e o alto consumo de água tem ocasionado problemas de baixa pressão em alguns bairros.

A Sabesp afirmou, em nota, que lamenta o transtorno e que há equipes trabalhando desde a madrugada para restabelecer os sistemas. "Mas é necessário aguardar que as águas dos mananciais melhorem suas condições, para possibilitar tratamento e distribuição com a qualidade de sempre", afirma.

Veja os bairros afetados:

Ubatuba: Coqueirais, Barra Seca, Bela Vista, Centro, Cid Carolina, Domingas Dias, Enseada, Enseada, Estufa, Estufa 1, Estufa 2, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Morro das Moças, Pedreira, Perequê Mirim, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Parque dos Ministérios, Praia Grande, Praia Vermelha, Centro, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sumidouro, Sununga, Taquaral, Tenório, Toninhas e Usina Velha.

Caraguatatuba: Capricórnio, Capricórnio II, Capricórnio III, Cocanha, Delfim Verde-Capricórnio, Fazendinha, Getuba, Fazendinha, Jardim do Sol, Massaguaçú, Mococa, Morada do Mar, Morro do Chocolate, Parque Imperial, Parque Patrimônio, Santa Rosa, Verde Mar, Benfica, Cantagalo, Caputera, Casa Branca, Querosene, Centro, Cidade Jardim, Guaxinduba, Ipiranga, Sumaré, Jardim Terralão, Martim de Sá, Olaria e Prainha.

São Sebastião: desabastecimento atinge os bairros Maresias, Barra do Una e Juquehy. Há problemas pontuais de baixa pressão afetando também os bairros Centro, Porto Grande, Vila Amélia, Itatinga, Olaria, Varadouro e Topolândia.

Ilhabela: Arrozal, Barra Velha e Armação.

LITORAL SUL

A falta de água que costuma atingir a Baixada Santista no verão já causava transtornos no litoral sul antes das chuvas. O problema era causado pelo calor e pela grande quantidade de turistas que permaneciam na região.

Pontos de cidades como o Guarujá já estão há oito dias com as torneiras secas. Sem água, muitos turistas anteciparam a volta do litoral.

O município deu um ultimato à Sabesp na sexta-feira: a empresa teria 24 horas para resolver o problema ou apresentar medidas alternativas. Segundo a administração local, o problema ocorre mesmo após a inauguração de uma nova estação de tratamento de água, no último dia 27.


Endereço da página:

Links no texto: