Folha de S. Paulo


Aumenta o número de multas a embarcações no litoral norte de SP

O aumento do número de autuações a embarcações registrado nas últimas duas semanas deixou em alerta a Capitania dos Portos de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Desde o início da Operação Verão, na segunda quinzena de dezembro, pelo menos cem embarcações já foram notificadas ou multadas devido ao descumprimento de normas da navegação.

Segundo o delegado Alexandre Motta de Sousa, o índice é preocupante –nessas duas semanas, foram registrados dois terços do total de infrações de toda a operação passada, quando houve 150 notificações em três meses.

Neste ano, há 13 embarcações e 70 pessoas atuando na fiscalização. Na temporada passada, de 15 de dezembro de 2012 a 17 de março de 2013, havia 50 militares para realizar o trabalho.

Para o delegado, o efetivo maior não tem relação com o aumento das multas. "Este verão estamos tendo maior incidência de infrações principalmente pela falta de permissão de condutores ou de embarcações sem documentação ou condição de navegar", disse. "Isso compromete a segurança da navegação e também coloca pessoas em risco. A fiscalização vai continuar intensa para evitar isso", explicou.

Com foco também na fiscalização da lei seca nas quatro cidades do litoral norte, a Marinha vai manter intensificadas as ações da Operação Verão até o dia 16 de março.

A previsão da Marinha é que passem pelas praias do litoral norte neste período 30 mil embarcações.

Divulgação
Embarcação em que estava o empresário Felipe Assumpção, 58, morto ontem após acidente em Caraguatatuba (SP)
Embarcação em que estava o empresário Felipe Assumpção, 58, morto ontem após acidente em Caraguatatuba (SP)

ACIDENTE

A polícia abriu inquérito para investigar a morte do empresário Felipe Galvão Whitaker Assumpção, 58, ocorrida ontem (2) após um acidente entre duas lanchas em Caraguatatuba.

Segundo o delegado do município, Marcelo Magalhães, o marinheiro que pilotava a lancha Black Diamond passou pelo exame do etilômetro, para apurar suposta embriaguez, mas o aparelho descartou o consumo de álcool.

Em sua defesa, diz o delegado, o piloto sobrevivente disse que foi apenas um acidente e que as lanchas voltavam para a marina quando se chocaram. O marinheiro disse ainda que reduziu a velocidade, mas que não deu tempo de usar sinal sonoro para alertar a embarcação de Assumpção e evitar o choque.

A Polícia Civil procura agora testemunhas para confrontar a versão do marinheiro. O delegado também aguarda os laudos do IML e do estado da embarcação para apurar o que ocorreu.


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