Folha de S. Paulo


Polícia desarticula plano de rebelião em presídios do Maranhão

A Polícia Militar e a Força Nacional de Segurança desarticularam nesta terça-feira (31) um plano de rebelião em presídios do Maranhão.

Foram apreendidos 30 celulares e 200 armas artesanais em seis unidades do Estado, segundo o CPE (Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar).

'Visita íntima' ocorre diante de todos em presídio do MA, diz CNJ
Governo do Maranhão pode ter de pagar R$ 24 milhões por mortes

Na última sexta-feira (27), a PM assumiu a segurança das unidades prisionais, entre elas a de Pedrinhas, onde uma rebelião deflagrada no dia 17 terminou com três presos decapitados. Neste ano, 59 presos morreram no presídio.

Cerca de 100 homens dos batalhões de Choque e da Cavalaria da PM e agentes da Força Nacional realizaram inspeções de segurança durante esta madrugada.

Segundo o comandante do CPE, coronel Ivaldo Alves Barbosa, o serviço de inteligência da PM identificou o plano de rebelião. Para ele as armas encontradas provam que um motim era planejado para esta noite.

Apenas em Pedrinhas foram apreendidos 30 facas e sete celulares.

Para Barbosa, os detentos estão insatisfeitos com a presença da PM e com a suspensão do indulto de fim de ano.

"Eles [os detentos] ficaram chateados. Acho que não estão satisfeitos com a minha presença porque sou muito duro. Bandido quer moleza e, talvez, por ser muito duro, aí dá esse problema. Mas tem que ser", disse o comandante à Folha.


Endereço da página:

Links no texto: