Folha de S. Paulo


Após chuvas, só 25% dos municípios de MG em emergência podem receber recurso federal

Após os danos causados pelas chuvas que atingiram Minas Gerais, somente 25% dos municípios que decretaram situação de emergência já estão aptos a receber ajuda financeira federal.

Ao todo, 59 municípios decretaram situação de emergência no Estado. Outro município, Sardoá, decretou estado de calamidade pública.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou a região leste mineira, a mais afetada, e anunciou a liberação de recursos por meio de um cartão da Defesa Civil para gastos emergenciais em municípios afetados pela chuva.

O problema é que a maioria dos prefeitos que tomou posse em 2013 não fez o básico: ir ao Banco do Brasil com a papelada necessária para abrir a conta e receber o cartão, que serviria agora para sacar os recursos emergenciais.

Wellington Pedro/Divulgação/Governo do Estado de MG
Cidade de Carvalhos, no sul de Minas Gerais, foi uma das atingidas pelas chuvas no Estado
Cidade de Carvalhos, no sul de Minas Gerais, foi uma das atingidas pelas chuvas no Estado

De acordo com o boletim da Defesa Civil desta terça-feira (31), apenas 15 municípios entre os 60 com problemas possuem o cartão. A informação é baseada em relatório enviado ao órgão pelo Ministério da Integração Nacional.

O governador Antonio Anastasia (PSDB) orientou a Defesa Civil estadual a ajudar os municípios nessa tarefa.

"Estamos ajudando e orientando os municípios sobre os documentos necessários para que esse cartão seja feito, porque ele é imprescindível para que os municípios recebam os recursos federais", disse Anastasia.

Segundo a Defesa Civil estadual, cerca de 1.300 pessoas técnicas e voluntárias do órgão nos municípios foram orientadas e treinadas. O Ministério da Integração Nacional também ofertou cursos com o mesmo propósito.

Apesar do esforço, poucos cuidaram da parte burocrática para a abertura da conta. Os que têm a conta aberta e o cartão emitido, têm o dinheiro liberado tão logo o decreto da situação de emergência é reconhecido pelo governo federal.

Segundo o coronel Luiz Carlos Martins, coordenador estadual da Defesa Civil, dos 853 municípios de Minas, apenas 242 solicitaram a abertura da conta e a emissão do cartão.

"O cartão é uma medida preventiva, assim como um plano de saúde. Se acontece uma tragédia, os municípios precisam estar com isso pronto para receber os recursos", afirma.

Minas contabiliza 22 pessoas mortas na atual temporada de chuvas –sendo 21 registros apenas em dezembro.

Cerca de 12 mil pessoas tiveram que ir para abrigos ou para a casa de parentes e amigos. O número de casas danificadas soma 7.729. As destruídas são 253.

As obras de infraestrutura destruídas e danificadas, como estradas e pontes, somam 554. Esses prejuízos beiram os R$ 40 milhões, segundo o governo de Minas.

ESPÍRITO SANTO

A chuva deu uma trégua nos últimos dias no Espírito Santo, mas os problemas persistem.

O último boletim emitido pela Defesa Civil do Estado capixaba, na tarde de segunda-feira (30), indicava que 48.010 pessoas que tiveram que deixar suas casas ainda não puderam voltar –7.021 estão em abrigos e os demais em casas de parentes e amigos.

Dos 78 municípios do Espírito Santo, 54 foram afetados. Ao todo, 24 pessoas morreram em decorrência das chuvas e deslizamentos.


Endereço da página:

Links no texto: