Folha de S. Paulo


Chuva volta a colocar parte de SP em atenção para alagamento

Após mais um dia de tempo abafado, a cidade de São Paulo voltou a ser atingida por chuvas fortes na noite deste domingo. Com isso, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, colocou a zona leste e a marginal Tietê em estado de atenção por cerca de uma hora.

Segundo o órgão, a chuva foi intensa e com possibilidade de granizo e alagamento, principalmente, na região da Penha. Não houve, no entanto, registro de danos até o final do estado de atenção, por volta das 22h. Nas próximas horas, a chuva deve passar por outras áreas da capital e cidades da região do ABC, na Grande São Paulo.

Amanhã, o calor e o tempo abafado continuam na capital paulista, com os termômetros podendo marcar até 29ºC. Com isso, devem ocorrer pancadas de chuvas típicas do verão no período da tarde, havendo risco de de descargas elétricas, rajadas de vento e alagamentos.

MÉDIA DO MÊS

A média das temperaturas registradas até agora neste mês de dezembro já é superior a média histórica do mês na capital paulista, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Os dados do instituto são coletados desde 1943 e apontam que a temperatura média histórica do mês é de 26,7ºC. Neste ano, porém, a média já é de 28,7ºC, podendo aumentar ainda mais, uma vez que a previsão aponta temperaturas em torno dos 30ºC nos próximos dias.

Neste domingo, a estação do Inmet, no Mirante de Santana (zona norte), registrou 30,5ºC, totalizando 12 dias do mês com temperaturas superiores aos 30ºC. A mais elevada ocorreu no dia 27, quando os termômetros marcaram 34,4ºC -segunda maior temperatura do ano.


Endereço da página:

Links no texto: