Folha de S. Paulo


Estátua de Drummond volta a ser alvo de pichadores na noite de Natal

A estátua em bronze de Carlos Drummond de Andrade voltou a ser alvo de pichadores, na madrugada desta quarta-feira, no posto 6 da praia de Copacabana, zona sul do Rio. O mesmo aconteceu com a imagem de Zózimo Barroso do Amaral, no posto 12, no Leblon, também na orla.

Imagens flagradas por uma câmera da prefeitura mostram um casal pichando a estátua de Drummond por volta de 1h20. O ato durou cerca de três minutos. A Polícia Civil já foi acionada e tenta identificar os jovens, que aparentam ter entre 20 e 30 anos.

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Essa é a segunda vez que a estátua de Drummond é pichada. A primeira vez aconteceu em 2002, meses depois em que o monumento foi inaugurado pelo artista plástico Leo Santana, autor da obra, para a comemoração do centenário do poeta. Os óculos de Drummond também foram furtados e depredados oito vezes –a última delas em 12 de maio de 2012.

Já a estátua de Zózimo Amaral, foi pichada pela primeira vez em 2009. A peça foi inaugurada em 2001 e é de autoria do escultor Roberto Sá.

De acordo com a prefeitura, um grupo de voluntários limpou a estátua de Drummond mais cedo. Mesmo assim, equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes devem analisar a peça e remover a tinta da outra imagem de Zózimo Amaral na tarde de hoje. Os casos foram registrados na 13a DP (Copacabana).


Endereço da página:

Links no texto: