Folha de S. Paulo


Governo manda 2t de remédios ao ES; afetados pela chuva são 40 mil

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira que enviará cerca de duas toneladas de medicamentos e insumos para auxiliar no atendimento às vítimas das chuvas que atingem o Espírito Santo desde o começo do mês. Até o momento, já foram registradas seis mortes e mais de 40 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Dilma deve visitar áreas atingidas pela chuva no Espírito Santo
Chuva na Bacia de Campos impede petroleiros de voltar para casa no Natal

De acordo com o ministério, o material deve chegar ao Estado na noite de hoje. Os medicamentos estão divididos em 10 kits que possuem capacidade para atender até 1.500 pessoas cada um no período de um mês.

O ministério colocou à disposição dos Estados e municípios atingidos pelas chuvas neste fim de ano 42 equipes da Força Nacional do SUS, formadas por médicos, enfermeiros e auxiliares. A pasta já enviou ao Espírito Santo, neste domingo (22), profissionais com o objetivo de identificar a necessidade dos serviços de saúde para o atendimento às vítimas.

Homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil capixaba atuam nas buscas por desaparecidos e no atendimento a feridos. A maior parte dos estragos, assim como a ocorrência de vítimas fatais, ocorreu em cidades do interior do Espírito Santo, como Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu e Paraju, além da capital, Vitória, e do município de Serra.

EM MINAS GERAIS

Ao menos quatro pessoas morreram em decorrência das chuvas na região do Vale do Rio Doce, leste de Minas Gerais nas últimas 24 horas. Todas as mortes aconteceram no domingo.

Duas crianças, de 11 e 3 anos morreram em um deslizamento de terra em Governador Valadares. Em Ipatinga, outro deslizamento de terra atingiu um casa e matou um homem de 33 anos. Já em Itanhomi, uma idosa de 66 anos morreu ao ser atingida por um deslizamento de terra.

Segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado na manhã de hoje, desde o começo do mês 12 pessoas morreram em decorrência da chuva que atinge Minas Gerais. No total, 14 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Outros 44 registraram algum tipo de ocorrência por causa da chuva.

O boletim ainda informa que há 563 desalojados, 139 desabrigados e uma pessoa continua desaparecida, em todo o Estado.

COMO AJUDAR

O governo do Espírito Santo tem feito um apelo para a doação de água mineral, cesta básica, colchões e kits de higiene às vítimas.

As doações podem ser recebidas nos seguintes locais:

1º Batalhao da Polícia Militar: av. Maruipe, 2115, Maruipe - Vitória - telefone: 0/xx/27/3636-7306

2º Batalhao da Polícia Militar: av. Guanabara, 40, Bairro Iolanda - Nova Venécia - telefone: 0/xx/27/3752-4200

4º Batalhão da Polícia Militar: av. Nossa Senhora da Penha, 118 Ibes - Vila Velha - - telefone: 0/xx/27/3636-0400

11º Batalhao da Polícia Militar: rua Vereador Antonio Roas Ruebra, 293 - Centro - Barra de São Francisco - telefone: 0/xx/27/3756-8400

12º Batalhao da Polícia Militar: rua Washington Luiz, 599 - Bairro José Rodrigues Maciel - Linhares - telefone: 0/xx/27/3372-7853

Escola Honório Fraga: rua Nossa Senhora Aparecida, 204 - São Silvano - Colatina - telefone: 0/xx/27/3722-3247


Endereço da página:

Links no texto: