Folha de S. Paulo


Brinquedos de parques terão certificação do Inmetro e Ipem no Rio

Entrou em vigor nesta sexta-feira uma lei estadual que determina a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado) em brinquedos de parques de diversões ou de lazer do Rio.

A Lei 6.644 foi publicada no "Diário Oficial" do Estado desta sexta-feira e os órgãos ainda serão notificados. A medida visa aumentar a segurança dos frequentadores.

Além da avaliação dos institutos, a vistoria do Corpo de Bombeiros continuará para intensificar a prevenção de acidentes. Segundo o autor da lei, o deputado Dionísio Lins (PP), técnicos irão visitar os parques para fazer um laudo de constatação, aprovando ou não os brinquedos.

"Normalmente era expedido somente a certificação dos bombeiros. Eles avaliavam, autorizavam e davam a licença, para então o alvará ser concedido. Mas nós acompanhamos muitas vezes diversos tipos de acontecimentos de pessoas que utilizaram parque de diversão com equipamentos que não estavam devidamente em condições, ou seja, podendo causar risco aos usuários. Essa lei obriga a avaliação do bombeiro e a certificação do Inmetro e Ipem", disse.


Endereço da página: