Folha de S. Paulo


Sobe para nove o número de mortes causadas pela chuva em Minas

A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas confirmou nesta sexta-feira mais duas mortes em decorrência da chuva que atinge o Estado. Uma ocorreu em Aimorés, no Vale do Rio Doce, e a outra foi registrada em Francisco Sá, no norte de Minas. Com isso, o número de óbitos confirmados subiu para nove.

Até o momento, 53 municípios foram afetados pela chuva. Dez decretaram situação de emergência e 43 comunicaram eventos adversos relacionados à chuva. O último município que decretou situação de emergência foi Itambacuri, onde houve inundações de casas depois de os córregos Engenho e Fortuno transbordarem.

ES contabiliza 20 mil afetados por temporais de dezembro

O balanço divulgado pela Defesa Civil aponta ainda que 60 pessoas ficaram desalojadas e 29, desabrigadas. Além disso, nove casas foram danificadas no Estado.

De acordo com a Defesa Civil, no sábado o céu ficará parcialmente nublado. Pancadas de chuva podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento no noroeste, no norte, em Jequitinhonha, Murici e Rio Doce. As demais regiões mineiras terão sol com nebulosidade variável e possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

PAÍS

Segundo balanço divulgado ontem pelo governo federal, sete Estados registraram mortes em decorrência das chuva desde o início do mês. A Bahia é o que tem o maior número de óbitos, totalizando 17. Os outros Estados são Rio, São Paulo, Paraná, Minas, Goiás, Espírito Santo.

Os temporais atingiram principalmente as regiões metropolitanas, segundo o balanço. Áreas com grande instabilidade foram detectadas em partes do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.

Até a divulgação do balanço, dez municípios haviam formalizado pedido de situação de emergência ou calamidade pública ao ministério, etapa necessária para receberem ajuda federal para reconstrução das cidades.


Endereço da página:

Links no texto: