Folha de S. Paulo


Cerca de 500 pessoas protestam contra aumento da tarifa no Rio

Cerca de 500 pessoas protestam nesta sexta-feira (20) no centro do Rio contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade previsto para janeiro.

A manifestação foi convocada pelas redes sociais pelo Movimento Passe Livre do Rio, que pede tarifa zero para os transporte público.

O protesto contra o aumento da tarifa de ônibus começou na praça da Candelária, seguiu pela avenida Rio Branco e chegou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), por volta das 20h.

De lá, os manifestantes partiram para a avenida Presidente Vargas, que liga o centro à zona norte, e seguiram em direção ao Maracanã, aos gritos de "Aldeia resiste", em alusão à recente desocupação do antigo prédio do Museu do Índio, que fica no terreno do estádio, na semana passada.

Às 22h os manifestantes seguiam para a grande Tijuca. A avenida Maracanã chegou a ser interditada. Até a publicação dessa reportagem, nenhum ato de violência havia sido registrado.

Representes de partidos políticos de esquerda e movimentos sociais participam do protesto. Há poucas pessoas de rosto coberto.

Os manifestantes gritam que "se a passagem aumentar, o Rio vai parar". Cantam também que "não vai ter Copa."

Gritos de "fora Cabral e Eduardo Paes" também são entoados, além de "ei, Fifa, paga minha tarifa."

A manifestação é acompanhada por um grande número de policiais espalhados em grupos de 20 pelo centro do Rio.


Endereço da página:

Links no texto: