Folha de S. Paulo


Explosão de navio na Bahia espalha óleo na baía de Todos os Santos

A explosão do navio Golden Miller na noite da última terça-feira (17) no Porto de Aratu, região metropolitana de Salvador, espalhou óleo no mar da baía de Todos os Santos e atingiu áreas de borda marítima da ilha de Maré e do município de Candeias.

O acidente ocorreu no Terminal Químico de Aratu, especializado no embarque e desembarque de gases, onde o navio iria descarregar uma carga de propeno. Não houve vítimas.

Presidente da Codeba (Companhia Docas da Bahia), José Rebouças, classificou como residual o óleo vazado no mar e garantiu que não houve derramamento de combustível, mas de óleo lubrificante do navio.

"Com a ação dos bombeiros para apagar o incêndio, o navio foi praticamente todo 'lavado', o que fez com que óleo combustível e outros resíduos vazassem para o mar", disse. Foram instaladas barreiras de contenção ao redor do terminal para evitar que o óleo se espalhe.

RELATÓRIO

O Inema (órgão ambiental do governo estadual) realizou perícia no local e deve divulgar um relatório ainda nesta quinta-feira.

As penalidades ao responsável pela carga podem variar entre multa e cassação da habilitação do comandante. Um inquérito para apurar o caso foi instaurado pela Marinha.

O terminal de cargas gasosas segue interditado desde a noite do acidente, impedindo a chegada de insumos que alimentam o Polo Industrial de Camaçari. O terminal de líquidos, que fica ao lado do local onde houve o acidente, foi liberado nesta quinta.

Superintendente do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Mauro Pereira informa que a interdição ainda não representa risco de desabastecimento das indústrias do polo.


Endereço da página:

Links no texto: