Folha de S. Paulo


Chuvas de dezembro deixam 9 mortos e 3 desaparecidos em MG, ES e GO

As chuvas de dezembro, acima do esperado para o mês, já contabilizam pelo menos nove mortos e outros três desaparecidos em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

Em Sardoá, no leste de Minas Gerais, cinco pessoas morreram --três delas crianças-- e um menino de sete anos está desaparecido após serem soterrados dentro de casa, na manhã da última terça-feira (17).

Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia forte quando um talude desprendeu-se e a terra deslizou em cima de uma casa no córrego Malacacheta, na zona rural.

Morreram Maria da Conceição de Souza, 50, os sobrinhos Wanderson, 10 e Gabriela, 6 e também Walace Souza, 9, e Wladimir de Souza, 24, parentes dela. Os corpos foram resgatados na tarde de terça pelos bombeiros.

O outro sobrinho, de sete anos, ainda não havia sido encontrado até o final da manhã desta quinta-feira (19). Na cidade, pelo menos 55 pessoas foram desalojadas (deixaram temporariamente suas casas) e outros 39 tiveram os imóveis danificados e se abrigaram em uma escola municipal.

Já são seis mortos em Minas neste mês --além das vítimas de Sardoá, no último dia 6 uma menina de 12 anos morreu em um deslizamento de terra em Caratinga.

Só neste mês, seis cidades mineiras já decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública --Santos Dumont, Rio Pardo de Minas, Comercinho, Capelinha, Sardoá e Mantena--, segundo a Defesa Civil Estadual. E outros 23 municípios registraram algum tipo de estrago provocado pelas chuvas intensas.

O Espírito Santo registra dois mortos e um desaparecido com as fortes chuvas do mês. Na noite desta quarta-feira (18), em Colatina, na região noroeste do Estado, uma pedra rolou e atingiu uma casa no bairro Santo André. Um homem morreu soterrado.

Também na mesma noite, em Nova Venécia, no noroeste capixaba, um homem morreu depois de ser levado pela enxurrada. O corpo foi localizado nesta manhã.

Havia ainda outro desaparecido até o final desta manhã em Água Doce do Norte, na mesma região. Ele foi arrastado pela enxurrada na noite desta quarta.

No Estado, já são 16.303 pessoas que tiveram de deixar suas casas, sendo 2.767 porque tiveram suas casas destruídas. Nove municípios capixabas devem decretar situação de emergência ou calamidade. No total, são 33 cidades afetadas, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

Em Goiás, foi registrada uma morte, e os bombeiros continuavam nesta quinta-feira (19) as buscas por uma mulher que desapareceu há uma semana em Goiânia.

O corpo do marido dela, o motociclista Ediarley Ramos, 43, foi encontrado em meio a galhos às margens de um córrego. O casal andava de moto no momento em que a rua onde trafegavam foi inundada, no dia 11.

18.dez.2013/Divulgação
Moradores de Capelinha, em Minas Gerais, enfrentam deslizamento e enchentes por conta de forte temporal
Moradores de Capelinha, em Minas Gerais, enfrentam deslizamento e enchentes por conta de forte temporal

Endereço da página:

Links no texto: