Folha de S. Paulo


SP terá R$ 40 milhões para ampliar capacidade de reciclagem

São Paulo pretende multiplicar por dez a capacidade de reciclagem de resíduos sólidos até 2016. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Fernando Haddad (PT) durante a Feira de Negócios Expocatadores, no Anhembi.

Para atingir a meta, Haddad disse contará com uma linha de crédito a fundo perdido de R$ 40 milhões. O dinheiro será destinado para as centrais de triagem mecanizada que serão inauguradas ano que vem na cidade.

O montante será disponibilizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e os detalhes do projeto devem ser apresentados amanhã (19), quando a presidente Dilma Rousseff (PT) deve participar da feira.

De acordo com o prefeito, ano que vem serão inauguradas duas centrais de triagem mecanizada -- e outras duas até 2016. A ideia é fazer com que a capital recicle, em três anos, 10% do lixo produzido -- hoje São Paulo reaproveita 1% dos resíduos sólidos.

"A meta para 2016 já está quase contratada. Teremos duas centrais ano que vem e mais duas até 2016. Ai fecharemos a meta de 10%, com a parceria com os catadores. Porque a mecanização não é para substituí-los e para ampliar a renda e incluir mais pessoas que estão neste processo", disse Haddad.

No total, segundo o prefeito, existem na cidade mais de 2.000 catadores de recicláveis.


Endereço da página: