Folha de S. Paulo


Feira da Madrugada, no Brás, reabre amanhã, diz o prefeito Haddad

A Feira da Madrugada, que está fechada há cerca de cinco meses para reformas, será reaberta amanhã no Brás (região central de SP). Nesta quarta-feira (18), o prefeito Fernando Haddad (PT) confirmou que o espaço recebeu o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, que é o documento necessário para a reabertura.

Ao total, o espaço terá 4.000 boxes. Desses, 2.000 serão ocupados por feirantes que já trabalhavam no local e o restante será sorteado com comerciantes que já têm o TPU (Termo de Permissão de Uso) ou uma liminar na Justiça para tentar uma vaga. Na manhã de hoje o espaço foi aberto para que os comerciantes preparem seus boxes com as mercadorias.

"Nossa ideia é sortear boxes entre os camelôs que estão fora. Nós pretendemos reduzir pela metade o número de camelôs legalizados que trabalham fora [da feirinha]. Quem tem o TPU poderá se inscrever", disse. Os detalhes de como será feito o sorteio ainda não foram divulgados.

A prefeitura havia determinado o fechamento do espaço em 30 de abril, pois, segundo o Corpo de Bombeiros, o lugar não tinha condições para continuar funcionado.

Porém, a Justiça concedeu uma liminar aos comerciantes em 8 de maio para que o espaço fosse mantido aberto. No final de maio, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região deu decisão favorável à prefeitura para o fechamento da feira, que foi efetivamente fechada para reforma em julho.

O prazo para reforma terminaria em outubro, porém, não foi cumprido. "Se houve atraso não foi por culpa da prefeitura, foi em função das liminares que parte [dos feirantes] que não tem direito a voltar conseguiu junto à Justiça Federal", afirmou Haddad.

A reforma do espaço público custou cerca de R$ 20 milhões. O espaço ainda terá um estacionamento de 300 ônibus. "Quem viu a feirinha há um ano atrás não tem do que reclamar. Estava todo mundo correndo risco de vida ali, estávamos prestes a ter um desastre de proporções enormes. Nós tivermos a coragem de fechar e retornar", disse o prefeito.

A Feira da Madrugada atrai diariamente cerca de 25 mil pessoas, muitas de outros Estados. É realizada desde 2004 num galpão de 137 mil m² da União -que cedeu o espaço à prefeitura.


Endereço da página:

Links no texto: