Folha de S. Paulo


No verão, praias do litoral norte de SP terão temporada de obras

Às vésperas da alta temporada, veranistas que passam pelas ruas da costa sul de São Sebastião, no litoral norte, se deparam com tratores e pilhas de blocos de concreto. Em alguns trechos, há bloqueio para carros.

São obras de pavimentação que, a poucos dias das festas de fim de ano, atingem ruas de praias como Barra do Sahy, Boiçucanga, Baleia e Juqueí, algumas das preferidas pelos paulistanos.

A movimentação pegou turistas de surpresa. "Está um pouco difícil de circular", diz a bióloga Patrícia Brant Monteiro, 47, de Campinas.

"Vim de insistente, porque amo essa praia", diz ela, que precisou contornar uma obra na via principal da Baleia na terça --onde havia passagens bloqueadas por tratores.

A mudança no cenário, porém, ocorre com atraso --a previsão era que as reformas acabassem em junho.

Segundo associações de moradores, as obras ocorrem onde havia trechos de ruas de terra e pedras, o que causava transtornos como poças e lama em dias de chuva.
suspensas

A Prefeitura de São Sebastião afirma que suspenderá as obras em Barra do Sahy e na Baleia no Natal, quando aumenta o fluxo de turistas.

Em Boiçucanga e Juqueí, onde o serviço atinge ruas menores, elas continuam.

Nas demais, devem ser retomadas no dia 6. "É quando há queda de turistas e fica só o veranista. Aí já dá para conviver com as obras. Vamos ter alguns transtornos, mas dá para conviver", diz o prefeito Ernane Primazzi (PSC).

Segundo ele, o atraso no calçamento se deve às chuvas e à implantação da rede de esgoto. O valor das obras é de R$ 28 milhões. A previsão é que estejam prontas até abril.

Na costa norte, Cigarras, Canto do Mar e Jaraguá também estão passando por obras no calçamento.

Adriano Vizoni/Folhapress
Obras em rua de São Sebastião, no litoral norte
Obras em rua de São Sebastião, no litoral norte

ILHABELA

Em Ilhabela, o turista que passar pelo trecho entre Itaquanduba e Engenho d'Água também deve encontrar algumas obras no caminho.

Segundo a prefeitura, elas são parte da reurbanização da avenida principal, que prevê o alargamento da via, padronização de calçadas e implantação de um sistema de drenagem, além de rotatórias e um novo pavimento.

Para minimizar transtornos, o serviço será suspenso no Natal e no Ano Novo. As obras, no entanto, devem ser retomadas em janeiro.


Endereço da página: