Folha de S. Paulo


Governador do Rio quer força-tarefa para limpar ruas após enchente

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), pediu nesta sexta-feira (13), em reunião com o ministro Francisco Teixeira (Integração Nacional) e o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, a criação de uma força-tarefa para acelerar a limpeza de ruas e apoio a pessoas atingidas pelas chuvas.

A reunião não definiu, porém, o volume de recursos a serem repassados. O general segue reunido com oito prefeitos da Baixada Fluminense para definir detalhes do projeto.

"É uma forma de contratar pessoas para limpeza, tirar lixo, ajudar a limpar as casas, uma força-tarefa. E também alugar ou comprar equipamentos para sugar entupimento de bueiros, retroescavadeiras. Um conjunto de equipamentos, que, junto com pessoas, funcionaria temporariamente para essas cidades", disse Cabral.

O Estado também pediu o apoio para pagamento de aluguel social, mas ainda não há valor e número de famílias atendidas.

"Ainda não temos valores porque isso ainda vai ser contabilizado", disse Teixeira.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, vai se reunir na semana que vem com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para solicitar recursos para a terceira fase do Projeto Iguaçu, que faz dragagens nos riosda Baixada Fluminense.

Cabral voltou a defender as obras de seu governo e culpar "décadas de abandono" pelos desastres. "Fizemos em sete anos o que não fizeram em 70."


Endereço da página: