Folha de S. Paulo


Complexo do Alemão tem 50 famílias desalojadas; vídeo mostra desabamento

Ao menos 50 famílias estão desalojadas nesta quinta-feira no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, após o temporal de ontem, segundo a prefeitura. Um morador filmou o momento que uma casa de quatro andares desabou no conjunto de favelas.

Um vídeo publicado no Facebook mostra uma casa desmoronando em uma rua próxima à última estação do teleférico do complexo, na comunidade Fazenda das Palmeiras.

Veja vídeo
Assista ao vídeo em tablets e celulares

Da janela de uma casa mais acima na rua, um morador filmou o momento em que o sobrado ruiu. No vídeo postado nas redes sociais, vê-se moradores sob guarda-chuvas observarem a casa ceder em questão de segundos. Há uma correira e algumas pessoas gritam.

À medida em que a casa desaba, a rede elétrica se rompe e solta faíscas. O morador que fez o vídeo autorizou o uso da imagem, mas não quis divulgar seu nome.

Rio contabiliza 4.000 desalojados ou desabrigados após temporal

Segundo o presidente da associação de moradores da Fazenda das Palmeira, Galileu Vieira da Cruz, não havia ninguém na casa no momento do desabamento. Ele conta que por volta do meio dia de ontem moradores da rua Torres perceberam que o imóvel estava estalando e que partes da própria via já estavam cedendo.

As quatro famílias que viviam na casa foram retiradas. Elas não conseguiram salvar seus pertences antes do imóvel desmoronar, por volta das 17hs. De acordo com Cruz, a casa levou uma outra de dois andares junto quando desabou. O imóvel também estava vazio. Até a manhã de hoje, não havia informações de feridos.

MORTOS

Cerca de 4.100 famílias estão desabrigadas ou desalojadas nesta quinta-feira (12) após a tempestade que atingiu o Estado do Rio de Janeiro na manhã de ontem (11). A região da Baixada Fluminense foi a mais atingida. No total, duas pessoas morreram.

O pedreiro Martinho da Silva - que havia desaparecido em Nova Iguaçu depois de ser arrastado pela correnteza do rio Botas, que transbordou na noite de terça-feira (10) - foi encontrado morto na manhã de ontem em Belford Roxo (Baixada Fluminense), cidade vizinha. Técnicos da Defesa Civil Estadual disseram que o corpo dele percorreu cerca de 3km do local de origem.

Ainda ontem, o corpo de um jovem de cerca de 18 anos também foi encontrado em Belford Roxo. Até a manhã de hoje, ele não havia sido identificado.

Os municípios da Baixada Fluminense decretaram estado de calamidade pública. Segundo a Defesa Civil Estadual, a cidade de Queimados registrou quase 2.000 desalojados, Japeri notificou mais de 1.000 e Nova Iguaçu 900.


Endereço da página:

Links no texto: